“Lion” é uma ode à beleza da adoção e às marcas profundas de nossas origens

lion_poster_goldposter_com_11

Quantas crianças abandonadas pelo mundo… quantas histórias interrompidas ou desviadas de curso… a cada pequeno ser que se encontra em abrigos ou nas ruas, há uma trajetória por trás, que muitas vezes não nos damos conta. É natural, não é motivo para se sentir culpado, pois estamos na inércia de nossas existências, num contexto global de desigualdade e pobreza que infelizmente anestesiou nossa sensibilidade. Mas há uma boa parte da população mundial massacrada pela pobreza e que precisa de ajuda.

Em “Lion – uma jornada para casa”, temos a oportunidade de conhecer uma dessas histórias. O pequeno Saroo, de cinco anos, se perde do irmão, entra num trem que viaja mais de mil quilômetros de sua cidade natal, e não consegue retornar para a família. Passa por aventuras angustiantes e perigosas até que acaba adotado por um casal australiano. Mais de vinte anos se passam até que o adulto Saroo resolve procurar seus parentes. Mas primeiro precisa descobrir o nome verdadeiro do lugar onde morou.

Desde o começo do filme as imagens das origens de Saroo surpreendem. Os primeiros planos são lindos, sendo uma delas a do pequenino envolto por uma nuvem de borboletas enquanto observa o irmão que tanto ama e do qual também se perderá. Cada imagem valoriza essas origens de Saroo e suas posteriores lembranças, um pouco esmaecidas pelo tempo, mas que aos poucos atiçam sua memória.

O embate entre a gratidão pelo casal australiano e o retorno para casa começa a se dar na cabeça do rapaz, angustiado pela mãe e irmão que não sabem de seu destino. Confira o filme para saber o resultado desta história verídica.

(Dedico esse curto texto à memória de meu amigo Alexandre Huady, que em sua delicadeza amaria o tema do filme e, em sua paixão pela fotografia, deixaria seus olhos brilharem)

dev

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: