Minhas poucas palavras sobre “Guerra Civil”

Eu não entendo nada de histórias em quadrinhos. Nunca fui de ler a Marvel ou a DC Comics. Portanto, não sei o que acontece nos quadrinhos do Guerra Civil, nem nunca soube o que acontecia nos outros quadrinhos que foram adaptados para o cinema.

Mas eu gosto de filmes. E eu gosto dos filmes da Marvel. Assistir a “Capitão América 3 – Guerra Civil” foi demais! Diversão pura! Efeitos especiais muito bem trabalhados, principalmente porque não ficamos prestando atenção neles. A trama ficou tão envolvente a meu ver, que tudo parece muito factível e lógico. Sim, aquele cara voa, aquele outro salta de dezenas de metros de altura e o outro é indestrutível. Sim, estamos no terreno do fantástico, do lúdico, do “também-quero-ser”.

Gosto da confluência feita entre os vários heróis da Marvel. Claro que há alguns que ainda não estão presentes, mas aqueles que participam dão conta do recado. Lembro quando vi o terceiro filme do Homem-Aranha, dirigido pelo Sam Raimi, e disse que um dos motivos dele não ser bom é porque havia muitos personagens “fantásticos” (além do próprio Aranha, tinha o Venon, o Duende Verde e o Homem de Areia). Para mim, esta escolha havia sido errada. Mas vendo hoje “Guerra Civil”, percebo que Raimi que não foi eficiente. Aqui temos mais de dez heróis juntos, todos com boas participações, muito bem trabalhadas, estimulantes e que contribuem para o progresso da trama.

Claro que os personagens centrais são o Capitão América e o Homem de Ferro. Mas os outros não deixam a desejar. Não vou adiantar nenhum que aparece, pois há a graça da surpresa para sua aparição. São os dois que comandam a trama, em especial o Capitão. Eles cometem as ações que causam o conflito central, um agindo e o outro reagindo. Estratégia comum neste tipo de filme, aqui bem evidente, mas não menos eficiente.

Se os amantes da Marvel compararão com os quadrinhos, encontrando defeitos ou imprecisões, não sei. Eu apenas posso comparar com o recente “Batman vs. Superman”, e digo que nem vale a pena falar sobre este filme. Para mim, em “Guerra Civil” está tudo ótimo. Gostei até mesmo do final, pois fica aquele desejo de quero mais. E se sou Team Captain ou Team Stark? Sei lá!

Civil_War_Final_Poster

Deixe um comentário

