“Room” é um filme para se ver sem saber nada a respeito

“O quarto de Jack”, de Lenny Abrahamson, deve ser assistido sem que você saiba nada a respeito dele. É um filme dependente dos sentidos e das emoções. Muito além do que mais uma história de sofrimento. Entenda que, enquanto escrevo, o esforço neste comentário é falar a respeito do filme sem que se fale a respeito do filme. Na minha visão, o espectador deve ir ao cinema sem saber do que se trata a história, para que possa vivenciá-la de forma mais plena e crua, como se ele fosse parte integrante do que ocorre a Jack e sua mãe.

O que mais impressiona no filme, além das atuações dos protagonistas (Jacob Tremblay e Brie Larson) são o roteiro e a fotografia. As ações são muito bem calculadas e acompanhadas por um conjunto de imagens que está em sintonia com os sentimentos que o diretor pretende gerar. É bem explícita, para um olhar atento, que há uma intenção por trás de cada escolha de enquadramento, lente e movimentação de câmera. Trata-se de uma aula de cinema imposta por Abrahamson que, mesmo numa carreira ainda em construção, recebeu a merecida indicação ao Oscar de Melhor Direção.

A angústia gerada pela incerteza no destino dos personagens é um de seus diferenciais. Por este motivo que defendo que não se revele o plot da trama. Na realidade, o plot é mínimo, sendo o filme centrado nos afetos que envolvem aquelas pessoas. A partir de uma virada que ocorre na trama, os sentimentos são tão intensos que lágrimas brotam nos olhos e, no meu caso, insistiram em brotar até o final do filme. Foi quase uma hora enxugando os olhos. É um filme muito intenso que demanda concentração e sensibilidade.

Não caia na tentação de ler sinopses a respeito do filme. Vá de coração aberto. E leve alguém que possa abraçar.room

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s