“Momento”, o escambau. Priorize a equipe

Há uma polêmica imensa a respeito da convocação da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 2010. O que mais escutei na imprensa foi “O que importa não é momento? Então. No momento, Neymar e Ganso são os melhores jogadores do Brasil”.

Discordo veementemente.

Dunga priorizou chamar os jogadores que estiveram com ele nos últimos três anos e meio. Tomou a decisão correta. Quem já participou de esportes coletivos sabe que “momento” e individualidade são importante e, ainda mais, entrosamento. Ganso e Neymar têm as duas primeiras qualidades? Claro. Possuem a terceira (entrosamento) com o resto do grupo? Ainda não. Mas poderiam adquirir.

Porém, o maior problema é outro. Dunga se preocupou em manter a UNIDADE de sua equipe. Manter o controle e comando do time. E ele está corretíssimo. Se deixasse de levar integrantes que já haviam criado vínculo com os outros jogadores, correria o risco de perder o controle emocional do time. Poderiam surgir discórdias, incômodos e, consequentemente, a má vontade bateria às portas da seleção. Vocês poderiam dizer: “Mas eles são profissionais!”. Não. Eles são humanos e esse tipo de reação seria inevitável.

Volto a dizer: quem já participou de esportes coletivos sabe que aqueles três fatores são importantes, mas são completamente dependentes do grupo, da empatia, do bem estar entre todos os jogadores. Muitos poderão falar: “Ah, mas já houveram times onde os jogadores não se davam bem e foram campeões. Lembra do Corinthians de 99?”. Ok. Mas esta é uma exceção. Na maioria das vezes, é o clima bom entre todos que permite que o bom futebol aflore, que as individualidades se destaquem e que os troféus sejam erguidos. Agora digo eu: vide a seleção do Brasil de 2002, cuja alcunha era Família Scolari.

Acredito que faremos um excelente papel na Copa. Talvez não cheguemos ao título, mas confio que estaremos, no mínimo, entre os quatro finalistas. São muitas seleções de qualidade. Sempre digo que a única seleção de primeira linha que não está na Copa é a Suécia. De resto, todas estão lá. Será muito competitivo. Dentre todas, se eu tiver que arriscar um palpite, excluindo a óbvia predileção pelo Brasil, para mim a campeã será a Inglaterra.

Por fim, Dunga está fazendo um excelente trabalho. Já ganhou a Copa América, a Copa das Confederações e classificou o Brasil para a Copa do Mundo três rodadas antecipado (coisa que NUNCA ocorreu). Temos que confiar no seu bom julgamento e, em especial, no que ele criou entre os jogadores: a gana de lutar por sua seleção.

Anúncios

2 comentários em ““Momento”, o escambau. Priorize a equipe

Adicione o seu

  1. Como já andei dizendo por aí: entendo de futebol tanto quanto de medicina, mas ainda ACHO que o Neymar e Ganso deveriam ter sido convocados! :P rs. Não, não torço para o Palmeiras. Tô brincando, eu sei que eles jogam no São Paulo rsrsrs. Tá bom, parei.
    Ao contrário de muitos brasileiros meu patriotismo não aflora com a Copa, mas gosto de assistir aos jogos.

    Abrs.

  2. é isso aí Hugao. apesar dos temores de um jogo burocrático da seleção canarinho – que graças a Deus tá queimando minha língua -, o controle emocional e a união fazem mais “a diferença” do que o talento individual. Mas isso não aparece nas imagens das 32 câmeras dos campos da África do Sul. E vai Brasil!!!

    grande abraço!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: