Livros favoritos

—————————————————————————————

Assim como Fernando Sabino certa vez confessou, sou um maníaco por listas. Tenho lista disso, daquilo, daquilo outro e algo mais. Porém, por incrível que pareça, nunca fiz uma lista dos meus livros favoritos.

Há tempos que faço a dos filmes favoritos, a qual muda a cada ano. Nunca divulguei, mas quem sabe um dia eu o faça.

Bem, mas como ia dizendo, resolvi fazer minha lista de livros favoritos. Sempre falava para as pessoas: “Ah, eu gosto muito desse, mas gosto ainda mais daquele”. Enfim, nunca definia uma listinha.

Foi aí que decidi pegar a minha lista de livros e selecionar os mais amados, mais marcantes, mais importantes, mais estimulantes para a minha vida. Isso mesmo, para a vida, pois leitura não é só conhecimento, é alimento, é paixão, é aquele sopro de outras almas que entra na nossa e adere ao espírito, tornando-o maior e melhor.

Tentei resgatar as sensações que tive e confesso que foi um sofrimento. Pretendia deixar apenas um livro de cada autor, mas como era possível? Assim como é difícil reduzir a lista até o mínimo de dez itens. Enfim, consegue chegar a dez,  mas não consegui deixar apenas um livro de Saramago.

Na última seletiva, deixei de fora títulos sensacionais, como “Crime e castigo“, “A divina comédia“, “Macbeth“, “Reparação“, “Memórias póstumas de Brás Cubas“, “São Bernardo” e “A metamorfose“. Somente estes já valeriam tranquilamente uma lista.

Espero que a minha lista de livros favoritos sirva como inspiração para futuras leituras que você pretenda fazer. Segue:

  1. José e seus irmãos, de Thomas Mann
  2. Memorial do convento, de José Saramago
  3. Lavoura arcaica, de Raduan Nassar
  4. Dona Flor e seus dois maridos, de Jorge Amado
  5. Cem anos de solidão, de Gabriel Garcia Marquez
  6. Hitchcock & Truffaut: Entrevistas, de François Truffaut
  7. 1984, de George Orwell
  8. O ano da morte de Ricardo Reis, de José Saramago
  9. O processo, de Franz Kafka
  10. O tambor, de Günther Grass

2 comentários sobre “Livros favoritos

  1. Adoro dicas! Bom saber que pelo menos um da sua lista eu já li, “O Processo”, confesso que achei maçante, gostei MUITO mais de “A Metamorfose”.

    Abrs.

  2. Nossa, eu simplesmente adoro Gabriel Garcia Marquez.
    Já li quase todos os livros dele e os favoritos são:
    * Crônicas de uma Morte Anunciada
    * Cêm Anos de Solidão
    * Ninguém Escreve ao Coronel
    * Memórias de Minhas Putas Tristes
    * O Amor nos Tempos Do Cólera

    Gosto muito de Saramago
    * O Ano da Morte de Ricardo Reis
    * Ensaio sobre a Cegueira
    * O Evangelho Segundo Jesus Cristo

    Adorei as dicas… muito boa …
    Grato

Deixe um comentário

