O novo “Batman” honra seus quadrinhos

Blogueiro Convidado: Denis Vinicius Mello
Contato: ddtaxe@gmail.com

Como HQ maníaco, há anos, 13 anos na verdade, coleciono quadrinhos e por isso sou fã de primeira linha de filmes de super-heróis e qualquer coisa que tenha superpoderes. Quando assisto a esses filmes eu saio da realidade, incorporo o personagem, vibro desde o início do filme. Quando é um filme da Marvel então, aquela apresentação, que é na verdade o folhear de várias capas e momentos de revistas, me faz delirar. Pode parecer bobo o que escrevo, mas quem curte quadrinhos sabe qual a sensação.

Já assisti a muitas adaptações, umas ótimas outras péssimas, mas depois que assisti a “Batman, o Cavaleiro das Trevas”, tive que repensar meus conceitos. Saí do filme com uma sensação de alívio, misturado a satisfação, choque e descrença. Este último por não acreditar como puderam fazer um filme tão bom.

Uma esfera densa, inteligente, sarcástica e que mostra aspectos morais que afetam a população de uma cidade por dois personagens símbolos dos quadrinhos – o próprio personagem principal e o sublime Coringa. Eles delineam o filme. O Coringa é um show à parte, um vilão inteligente, perspicaz, uma atuação de Heath Ledger digna de prêmios e capaz de transformar o Coringa em um vilão do mais alto patamar. Uma das coisas que mais pensei foi: Como vão encontrar ou fazer um outro Coringa como esse?

O filme honrou a revista Batman como em seus melhores tempos e sagas, como o Azilo Arkham, onde não se vê um Batman herói, mas um ser humano que luta contra si mesmo e mostra um aspecto sombrio do herói e um fundo de terror psicológico, tal qual se vê no filme.

Para quem não assistiu ainda, vale a pena. Arrisco-me a dizer que você sairá do filme no mínimo incomodado. 

Anúncios

3 comentários sobre “O novo “Batman” honra seus quadrinhos

  1. Fala grande Denis Titanium!!

    Concordo com vc, eu também sou fã de quadrinhos, e essa é a adaptação mais fiel ao Batman original já feita.

    O que cansou na série anterior de cinema do Batman, na minha opinião, foi a história de cada filme ser feito com um ator… Eu sempre falei que o Batman era o Michael Keaton, gostei da maneira que ele conduziu os dois primeiros filmes, mas depois com Val Kilmer e George Clooney acabou a credibilidade. Claro, sem contar que foi uma versão muito mais para crianças do que outra coisa, com vilões palhaços, roupas fantásticas e reluzentes, além de armas que parecem de plástico.

    Claro, nem tudo foi ruim. Impossível negar que a atuação do Jack Nicholson foi sensacional. Gostei também da atuação do Duas Caras, apesar do pouco destaque… Culpa do Jim Carrey, vilão principal.

    Espero que esse “novo” Batman continue seguindo a linha dos quadrinhos. Está MUITO bom, e mal posso esperar os “novos” vilões!!

    Abração,

    Adriano Passarinho.

  2. O filme é espetacular! Assemelha-se com as HQs principalmente pelo fato do filme ser sombrio.

    Mais do que avaliar o talento de Ledger e mostrar um vilão com sentimentos psicóticos (diferentemente da irreverência do Nicholson), chamou-me a atenção a iluminação adotada. A sala do cinema fica muito escura durante toda a exibição, de modo em que você é transportado ao caos de Gotham.

    Aplausos também ao talento de desamericanizar aspectos de mocinhos e vilões. Encarar heróis apenas como homens bons e vilões apenas como maus era de uma irrealidade incomum. Dar sentimentos humanos a eles os aproxima, de certa forma o bem o mau ocupa o mesmo espaço, as vezes o mesmo rosto. Aliás, excelente atuação do ator de Dent e a forma de contar sua história dentro da história. Não deu para sentir a menor saudade de Lee Jones.

    Esta foi minha humilde visão da história…

    Abraços,
    Surian

  3. fala denao bele?
    po cara eu nao tive ainda esse prazer de ver esse filme, mas todo mundo que viu e me fala que eh otimo… preciso ir, antes que saia do cinema..
    alias meus amigos estao indo pela segunda vez pra assisti-lo..

    enfim eh isso abracaooo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s